terça-feira, 26 de julho de 2011

Anatel quer que provedoras garantam 80% da qualidade da internet banda larga

Entre as metas estão a média de velocidade de no mínimo 80%, perda de pacotes de 1% e latência de 150 ms

A Anatel pretende ajustar algumas metas para complementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O gabinete da conselheira Emília Ribero, relatora da matéria, deve pautar o documento para a reunião do conselho, no dia 4 de agosto.

Essas metas estabelecerão os parâmetros de qualidade mínimos que deverão ser seguidos pelas operadoras de internet na oferta de banda larga fixa.

As metas que serão propostas são duras: em períodos de maior tráfego, deverá ser garantido no mínimo 80% , tanto para download quanto para upload; o tempo médio de transmissão de pacotes, ou a latência, também em horários de maior trafego, deverá ser de 150 ms para conexões terrestres e 800 ms para redes via satélite.

O novo regulamento ainda propõe que o parâmetro de variação do atraso na transmissão seqüencial dos pacotes, ou jitter, deverá ser de 20 ms, no máximo. O índice de perda de pacotes deve ser de 1% ao mês e o parâmetro de ocupação dos links deve ser de 80% no máximo, também no período de maior trafego.

A idéia da conselheira Emília Ribeiro é seguir os parâmetros definidos pelo Comitê Gestor de Internet, que são menos agressivos que os propostos pela Superintendência de Serviços Privados da Anatel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário