segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conheça os melhores recursos "desconhecidos" do Google Labs

Eles não fizeram tanto sucesso quanto o Gmail e o Maps, mas certamente foram marcantes por suas inovações; lista inclui Goggles e Gesture Search.

Apesar de não ter produzido tantas inovações quanto o famoso Bell Labs (da AT&T), o projeto Google Labs vai fazer falta.
Nos últimos anos, o chamado “playground” da Google serviu como um local de testes para muitos aplicativos web que agora são considerados uma parte importante do portfólio da empresa, incluindo o Gmail, o Google Calendars, o Google Scholar e o Google Maps. Mas nesta semana a gigante de buscas anunciou que vai fechar o Labs em breve para focar mais suas energias em suas principais funções corporativas. Em tributo a esse agora saudoso serviço, demos uma olhada em alguns projetos do Labs e procuramos por ideais que podem não ter mudado o mundo, mas mesmo assim eram legais.
Google City ToursJá chegou em uma cidade sem ter a mínima ideia das atrações locais? A Google desenvolveu o City Tours (baseado no Maps) para funcionar como seu guia pessoal e dar uma rota de caminhada sugerida para as atrações mais populares do lugar. Por exemplo, digitar “Um Centro Financeiro, Boston, MA” na ferramenta dá um mapa para a casa de Paul Revere, ao Children´s Museum, a Biblioteca Pública da cidade e mais.
Google Body: Se você já se encontrou em uma situação de precisar de uma cirurgia média, mas não possuir diploma em medicina... Ok, não recomendamos usar o Google Body para aprender isso. Mas recomendamos usar o serviços como uma ótima fonte para buscar cada aspecto do corpo humano, desde as partes externas até suas pequenas vísceras. O programa de busca no corpo humano usa uma tecnologia chamada WebGL, que é utilizada para produzir renderizações interativas em 3D.
Google Image Swirl: Apesar de o Google Imagens ter sido uma ferramenta de busca de imagens funcional, seu layout sentia falta de um brilho maior para a época atual. O Google Image Swirl leva o formato de busca de imagens para a próxima geração, criando uma série de círculos relacionados ao redor de uma imagem que exigem diferentes aspectos da palavra busca. Por exemplo, digitar “Picasso” irá te dar um círculo com imagens de alguns dos trabalhos mais famosos do pintor. Clicar em uma das imagens irá produzir outro círculo em torno, com outras imagens relacionadas. A ideia por trás do projeto é facilitar a localização de imagens que sejam mais intimamente relacionadas entre si, e com certeza é bem-sucedido nesse aspecto.
Google Gesture Search: Esse é um app Android feito para fazer buscas por contatos, aplicativos e páginas favoritas da web em um estalo. A premissa é simples: abra o aplicativo e desenhe uma letra na tela. O programa então vai produzir uma lista de apps, contatos ou sites frequentemente usados que começam com essa letra em particular ou que contém a letra. Esse é definitivamente um serviço essencial para qualquer pessoa que possua uma lista de contatos com 10 Saras e Steves diferentes.
Google Goggles: Recurso bem interessante. É assim que funciona: Você tira fotos de famosos pontos turísticos, pinturas bem conhecidas, cartões de negócios e um número variado de outras coisas. Então, usa o aplicativo de realidade aumentada Goggles para conseguir informações sobre as fotografias. Nosso recurso favorito é um tradutor de cardápios de restaurantes em que você tira uma foto de um menu não-inglês e deixa a Google traduzir. 
Google Fast Flip: Para os viciados em notícias que se cansam de buscar em seus favoritos pelas últimas manchetes de uma vez, a Google desenvolveu esse recurso bacana que separa as primeiras páginas de vários sites famosos de notícias e as arranja como uma espécie de slideshow pelo qual você pode navegar. Ao encontrar a primeira página que deseja, pode simplesmente clicar para aumentá-la e ler a reportagem completa. Assim como o Google News, o Fast Flip também possui seções separadas para esportes, negócios, tecnologia, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário